Na Comunidade da Nossa Senhora Aparecida-Figueira em Jaraguá do Sul anualmente é realizada a festa em honra à padroeira, porém os dias que antecedem a festa além dos preparativos que fica a cargo da coordenação e dos voluntários ocorrem as novenas com um tema específico e um celebrante para cada dia, além do atendimento do Padre Felício nas confissões.

No ano de 2017 as novenas tiveram início com a Bênção da água, sal e objetos; Bênção dos homens; Bênção das crianças; Bênção dos doentes; Bênção dos jovens; Bênção das famílias; Bênção das mães e mulheres; Bênção da terceira idade; Bênção dos festeiros. No dia 12 de outubro tivemos a tradicional carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, tendo como ponto de partida a Paróquia São Sebastião o centro, percorrendo por vários bairros sobre o caminhão do Corpo de Bombeiro Voluntários de Jaraguá do Sul, com bênção aos automóveis e cobertura da mídia com flaches ao vivo pelo facebook, e um dronner acompanhando a trajetória, trabalho este desenvolvido pela equipe da Pascom – Pastoral da Comunicação da Paróquia Aparecida-Figueira. Com uma linda missa campal às 10hs onde mais de 4mil pessoas puderam acompanhar, e em seguida os festejos tiveram sequência com delicioso almoço, café, brincadeiras para crianças com pinturas facial, e tradicional arrasta-pé encerando as 20hs. O Pároco Pe. Felicio Girelli não escondia a emoção da alegria em ver tantas pessoas prestigiando a festa e agradeceu a cada voluntário que de alguma forma colaboraram e ajudaram mais uma vez para que a festa fosse um sucesso.

Curiosidades

Esta é a data que homenageia a padroeira do Brasil. O Dia de Nossa Senhora Aparecida foi oficialmente instituído a partir do decreto de lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980.

Devido à importância que esta santa possui no país, foi construído um santuário dedicado a ela no estado de São Paulo. O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, consagrou a basílica brasileira como o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo.