Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /customers/5/7/d/nsaparecidafigueira.com/httpd.www/wp-content/plugins/global-gallery/global-gallery.php on line 440 Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /customers/5/7/d/nsaparecidafigueira.com/httpd.www/wp-content/plugins/nextend-smart-slider3-pro/nextend/library/libraries/localization/pomo/plural-forms.php on line 224 Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /customers/5/7/d/nsaparecidafigueira.com/httpd.www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 5810 Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /customers/5/7/d/nsaparecidafigueira.com/httpd.www/wp-content/plugins/nextend-smart-slider3-pro/library/smartslider/libraries/renderable/layers/container.php on line 42 Nossa Senhora do Caravaggio | Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Comunidade Nossa Senhora do Caravaggio

História

Localizada na Rua Alzira F. Vasel, no Bairro Águas Claras no município de Jaraguá do Sul, com linda vista panorâmica, com celebrações todos os domingos as 8hs, além de possuírem Catequese para Primeira Eucaristia e do Crisma, com várias pastorais em ação, formações e grupos bíblicos de reflexão.

No dia 20 de janeiro de 2005, durante a missa, foi solicitada a doação de um terreno, onde pudesse ser construída uma nova igreja. Após algumas consultas, Ernesto Vasel e sua esposa Alzira F. Vasel se prontificaram em doar o terreno. Em virtude da localização do mesmo, e este contendo uma linda cachoeira, ficou decidido que, além da igreja, também seria construída uma gruta em honra à Nossa Senhora do Caravaggio. A primeira missa, celebrada no terreno em frente ao local onde hoje está localizada a gruta, foi precidida de uma procissã, quando uma cruz foi carregada nos ombros por muitos membros desta nova comunidade.

A partir daí, as missas na comunidade eram celebradas num antigo engenho de cana desativado, existente em terreno que era de propriedade de Ernesto Vasel. A primeira diretoria foi assim constituída: presidente: José A. Kons; vice: Alécio Marangoni; 1º secretário: Adílio Antunes; 2º secretário (a): Isolete Pereira; 1º tesoureiro: Revair L. Campestrini; 2º tesoureiro: Pedro V. Dalprá; Conselho Fiscal: Ernesto Vasel, Antônio Pereira, Rosalvo de Souza, Gentil Becker, Carmelo Ferrari, Afonso Vasel e Bertoldo Pelense.

Em janeiro de 1987, Pe. João Heidemann foi transferido, assumindo em seu lugar Pe. José Felipe Dalcegio. Em maio, dias 23 e 24, foi realizada a primeira festa na comunidade. No mesmo ano, foi iniciada a construção da Igreja, com 88m², em madeira. As telhas e o assoalho foram doados pelos Irmãos Maristas; materiais estes, provenientes de desmonte de uma casa de propriedade deles. Em novembro de 1987, com a saída de alguns membros da diretoria, houve a necessidade de se fazer escolha de uma nova diretoria . Em 1988, foi concluída a construção da igreja, os banheiros e uma cozinha para as festas. Esta também era utilizada como sala de catequese. Os primeiros coordenadores espirituais foram: Catequistas – casal Adílio e Janete Antunes; Novenas – casal Marinus e Olinda Selhorst; Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística – Marinus Selhorst e Carmelo Ferrari; Liturgia – Adílio Antunes e José A. Kons; Animador de Cantos – José Justino Antunes; Coroinha – Agustinho Ferrari. Foi construída provisoriamente uma pequena gruta em madeira e colocada em frente ao terreno que dá acesso à atual gruta. Esta grutinha foi inspiração para José Justino Antunes criar uma música, que se tornou hino oficial da comunidade Nossa Senhora de Caravaggio.

Em 1989, foi dado início à construção de uma ponte, para se ter acesso ao terreno onde hoje está localizada a nova gruta. Toda a obra de engenharia para a construção da mesma foi realizada pelos membros da própria comunidade. Em 1990, foi concluída a construção da ponte, muros de contenção e construída a nova Gruta, toda em blocos de pedra, ampla e confortável, para que todos que nela entrassem , encontrassem a presença de Deus e o amor de Mãe que muitas vezes falta em suas vidas.

No dia 08 de setembro de 1990 foi inaugurada a nova gruta, iniciando com uma procissão da imagem da Padroeira e uma missa campal. No ano de 1991, foi adquirido , pela comunidade, um galpão pré-moldado para a construção de um galpão, tendo em vista o trabalho exaustivo de se construir barracões cobertos com lonas de caminhão para a realização de uma festa. No mesmo ano, foi construído o fundamento e feita a montagem deste galpão. Após quatro anos de atuação da diretoria, os membros colocaram seus respectivos cargos à disposição para que uma nova fosse escolhida. Em janeiro de 1992, foi realizada eleição pra a 3ª diretoria.

Ainda em 1992, foi colocada a laje no galpão de festas. No dia em que a laje foi fundida (240m²) participaram, aproximadamente ciquenta membros da comunidade. Com novo presidente, no ano de 1995, foram construídas as salas de catequese e houve a ampliação dos galpões de festa.

Em 1998 – nova diretoria. Continuidade aos trabalhos de pastorais; foi invertida a posição do Altar e realizada a construção das escadarias de acesso à nova entrada da igreja.

Em dezembro de 1990, na gestão de uma nova diretoria, aconteceu a colocação do forro e pintura externa da igreja. Foi feita a aquisição de um terreno para ser utilizado como estacionamento. Estabeleceu-se como prioridade os trabalhos de pastorais. Muita coisa física foi realizada, porém, considera-se o mais importante, em tudo isso, a criação do CPC, as pastorais que surgiram e a construção de uma comunidade cada vez maior e mais unida. Em todos os trabalhos realizados, muitas pessoas tiveram participação, por isso, a dificuldade de mencioná-las todas.

A Comunidade Nossa Senhora do Caravaggio foi desmembrada da Paróquia São Sebastião em janeiro de 2005.

Fonte: Livro 50 Anos – Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Pgs. 96 à 98

Informações Gerais

}

Horário de Missas:
– Domingos às 8:00hs

Telefone:
3371-4066 (Coordenador: Marcos Pinno)
3370-5227 (Tesoureiro: Domingos Wroblewski)

Endereço
Rua Águas Claras, S/N, Ilha da Figueira, Jaraguá do Sul, SC

Matriz Nossa Senhora do Caravaggio