Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /customers/5/7/d/nsaparecidafigueira.com/httpd.www/wp-content/plugins/global-gallery/global-gallery.php on line 440 Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /customers/5/7/d/nsaparecidafigueira.com/httpd.www/wp-content/plugins/nextend-smart-slider3-pro/nextend/library/libraries/localization/pomo/plural-forms.php on line 224 Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /customers/5/7/d/nsaparecidafigueira.com/httpd.www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 5810 Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /customers/5/7/d/nsaparecidafigueira.com/httpd.www/wp-content/plugins/nextend-smart-slider3-pro/library/smartslider/libraries/renderable/layers/container.php on line 42 Nossa Senhora de Fátima | Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Comunidade Nossa Senhora do Fátima

História

Localizada na Rua Ernesto Reinke, loteamento Malibu, no bairro Ilha da Figueira, pertencente ao município de Guaramirim, assim se apresenta a igreja da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, com missa todos os sábados as 17h30; possui catequese para Primeira Eucaristia e Crisma, Grupos Bíblicos de reflexão, realiza a sua festa anual, além de outras pastorais em ação.

Tudo começou no ano de 2000, com um grupo de famílias que residia nas imediações de onde se tem hoje a Igreja. Nas conversas em seus encontros surgiu o desejo de construir ali uma nova comunidade. Foram então, alguns membros do grupo, conversar com o Monsenhor Helmuth Berkembrock, da Paróquia Senhor Bom Jesus de Guaramirim, a qual pertencia a comunidade. Ele prontamente se dispôs a rezar uma missa no grupo, que foi celebrada no dia 25 de julho de 2000, na residência de Francisco Pereira (Chico), tendo a participação de noventa pessoas. Monsenhor Helmuth, foi um grande incentivador para a criação desta comunidade.

Após esta data, outras missas foram celebradas, daí já em outro local, com maior espaço. Era um galpão aberto do antigo Parque Aquático Malibú, cedido por Geraldo Safanelli, Passsaram-se quatro meses e esta idéia já estava acordada entre os membros da nova comunidade, assim como também, já se tinha o aval da Diocese para a criação de mais esta comunidade na Paróquia Senhor Bom Jesus.

No dia 28 de novembro, após a missa, realizou-se uma reunião onde foi escolhida a padroeira da comunidade Nossa Senhora de Fátima, escolha feita pela maioria dos presentes (nome da padroeira sugerido por Arnold Mess). Também nessa data foi solicitada a formação de uma comissão.

Em nova reunião e votação, foram escolhidos como representantes: Sebastião Rocha (presidente); Anísio da Silva (vice-presidente); Marcos Guimarães (secretário); Artemio da Silva (vice-secretário); Osnildo Reif (tesoureiros); Geraldo Safanelli (vice-tesoureiro); Pedro Francisco de Souza, Arnoldo Mees e Ambrosio Iargas (conselheiros); Valdemar Popiolek, Cesário Guimarães e Sebastião Pettemaier (suplentes).

Ficaram à frente da comunidade como Ministros Extraordinários da Eucaristia e da Palavra, Ambrósio Iargas e Jacir Bordin, pois já atuavam neste serviço, na comunidade Nossa Senhora Aparecida. Também a catequese teve seus trabalhos iniciados, sendo que no início, era ensinada nas casas, geralmente dos catequistas.

Alguns meses depois, com as fortes chuvas , havia dificuldade de acesso até o galpão onde se faziam as celebrações. Desta vez, o Sr. Ataliba generosamente cedeu o espaço da garagem de sua casa para as celebrações dominicais.

A primeira festa em honra à padroeira, em maio de 2001, realizou-se na comunidade Nossa Senhora Aparecida, comunidade vizinha, que cedeu o espaço pra a realização dos festejos.

O lucro obtido dessa feta foi destinado para o pagamento de parte dos quatro terrenos que a comunidade adquiriu para a construção da igreja. Outra parte do valor dos terrenos foi financiada pelo então proprietário Nelson Reinke, pra pagamento mensal. Logo em seguida, construiu-se um pequeno galpão que passou a ser usado para as celebrações e eventos na comunidade. Tudo foi pago com o lucro de rifas, bingos, festas e doações.

Em 16 de junho de 2002, foi escolhido o primeiro coordenador do Conselho Pastoral Comunitário (CPC), Alezio Bortolozzo, que fez a escolha dos demais membros representantes das diversas pastorais e ministérios, como dízimo; GBR; catequese; ministros; liturgia. Coordenou também a escolha do CAEP, que teve como coordenador Osnildo Reif juntamente como os demais membros que fizeram parte da comissão, sendo empossados no dia 30 de julho de 2002.

Em 16 de maio de 2004, na festa em honra à padroeira Nossa Senhora de Fátima, o então pároco Pe. Dejacir Costa Pinho deu a bênção da “pedra fundamental” onde seria a construção da igreja.

Em 2014, a comunidade conta com quatro Ministros (Eucaristia, Palavra, Matrimônio, Batismo e Exéquias), sete catequistas, cinco equipes de liturgia, três equipes de animação e cantos, sete agentes do dízimo, quatro grupos de reflexão, equipe de coroinhas e CAEP que assumiu suas atividades em outubro de 2012.

Informações Gerais

}

Horário de Missas:
Sábados às 17:30hs

Telefone:
3370-4867 (Coordenadora: Miguel)
3373-1630 (Tesoureiro: Sebastião Pottemaier)

Endereço
Rua Ernesto Reinke, S/N, Figueirinha, Guaramirim – SC

Nossa Senhora de Fátima