Ministério do Diácono

Ministério do Diácono

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida além do Pároco Padre Felício Girelli, conta com dois diáconos Lino Dalpiás e Geraldo Berns que auxiliam nas celebrações nas comunidades cumprindo o papel no diaconato.

O ministério do Diácono é sintetizado pelo Concílio Vaticano II, na tríade diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade. Deste modo, se exprime a participação diaconal do único e tríplice múnus de Cristo no ministério ordenado. Os três âmbitos do ministério diaconal, conforme as circunstâncias, poderão certamente, um ou outro, absorver uma percentagem mais ou menos grande da atividade de cada Diácono, mas juntas constituem uma unidade a serviço ao plano Divino da retenção. A Ordem Sagrada confere ao Diácono, mediante os dons sacramentais específicos, uma especial participação na consagração e Missão daquele que se fez servo, de um modo novo e específico, no mistério de Cristo, da Igreja e da salvação do homem. Por este motivo, a vida espiritual do Diácono, deve aprofundar e desenvolver esta tríplice relação na linha de uma espiritualidade comunitária na qual se tende a testemunhar a natureza da comunhão da Igreja.

A mais fundamental e primeira relação é com Cristo, que assumiu a condição de servo por Amor do Pai e dos homens seus irmãos.

O Diácono em virtude da Ordenação, é de fato chamado a agir em conformidade com Cristo servo.

Diácono Lino Dalpiás

Diácono Geraldo Berns